Irene

Irene Gomes da Silva nasceu em 6 novembro de 1974 na pequena comunidade rural de Campo Alegre, distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Ela aprendeu a trabalhar com a cerâmica com sua mãe, quando tinha apenas 14 anos de idade. Nesta época modelava galinhas e outras pequenas peças de barro. 

Irene Gomes. Foto autoria desconhecida

Quando se casou, mudou-se para a vizinha comunidade de Coqueiro Campo, distrito de Minas Novas, MG; lá começou a trabalhar com a sua prima Zezinha, cujo trabalho em cerâmica de formas humanas é reconhecido em todo o Brasil. No inicio, Irene ajudava a sua prima apenas nos afazeres domésticos, mas em função da grande quantidade de pedidos, Zezinha a contratou para ajudá-la no acabamento e na decoração das peças.

 Irene modelando o barro. Reproduçao fotográfica do catálogo da exposiçao "Nos Campos do Vale - cerâmica no Alto Jequitinhonha, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.

Mesmo sendo ceramista, Irene preferiu ganhar um salário fixo trabalhando com Zezinha, a qual já tinha uma boa estrutura de vendas, a ficar com suas peças encalhadas nas prateleiras das lojas. Irene trabalhou com Zezinha durante três anos e meio e com ela aperfeiçoou sua técnica. Neste período, Irene era responsável pela pintura das peças de Zezinha. As bonecas produzidas nesta época levavam a seguinte inscrição: Zezinha di Coqueiro Campo, Município di Minas Novas, Minas Gerais, pintura di Irene.

Hoje, Irene é uma artista em franca ascensão; suas bonecas “correm o mundo”. São peças que se destacam pelo requinte e pelo cuidado com os detalhes e as expressões faciais. Na maioria das vezes são noivas e noivos, vestidos com estilo tradicional, e mulheres, as quais exalam graça e calor humano. Essa jovem artista já é considerada uma das mais importantes do Vale do Jequitinhonha e, não só isso, representa, juntamente com muitas outras, a perpetuação desta importante tradição mineira.

 Irene, Noiva, cerâmica policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Brasiliana, Sao Paulo, SP (www.galeriabrasiliana.com.br).

Irene, Menina de pé, cerâmica policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Brasiliana, Sao Paulo, SP (www.galeriabrasiliana.com.br).

Irene, Noiva, cerâmica policromada. Coleçao pessoal.

As peças de Irene podem ser adquiridas em lojas especializadas de todo o Brasil ou diretamente com a artista, através de encomenda. Ela própria comercializa suas peças.

Contato com Irene:
Tel: (38) 9981-9026

Fonte Bibliográfica:

- Dalglish, Lalada. Noivas da Seca: Cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha, 2a Ed. - Sao Paulo: Editora UNESP, Imprensa Oficial do Estado de Sao Paulo, 2008.

Irene, Filtro boneca, cerâmica policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Brasiliana, Sao Paulo, SP (www.galeriabrasiliana.com.br).

Irene, Noiva, cerâmica policromada. Reproduçao fotográfica Chácara Tropical.

Irene, Noiva, cerâmica policromada. Reproduçao fotográfica Chácara Tropical.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário