Mestre Fida

Valfrido de Oliveira Cezar, mais conhecido como Mestre Fida, nasceu em 1957 na comunidade Quilombola do Timbó, localizado no distrito Iratama, município de Garanhuns, Pernambuco. Ele faz esculturas em madeira, entre as quais a mais famosa e a que mais caracteriza sua obra é o homem-cata-vento, uma escultura articulada com braços grandes e pás sensíveis à ação do vento. Além de seus famosos cata-ventos, o artista esculpe ex-votos e utilitários de madeira e cestaria de cipó. Mestre Fida é ainda construtor e em sua comunidade faz barbas, corta cabelos, dá conselhos e é o centro avante do "Barcelona do Timbó".

 Mestre Fida. Reprodução fotográfica Babel das Artes (www.babeldasartes.com.br)

O primeiro contato do mestre com a principal temática de sua obra ocorreu quando ele ainda era criança. Seu pai tinha um amigo que fazia cata-ventos e dava pra ele. O artista conta que “cresceu com isso na cabeça”. No meu canto, fiz um. Primeiro só no pau, sem rosto, Depois coloquei rosto. Rapaz, a gente não nasce aprendido, não! A gente faz, o outro olha e faz também. As coisas são assim, por isso você tem que fazer bem feito. Mestre Fida é herdeiro dos tradicionais saberes materiais do povo do povo Quilombola do Timbó e de antigos mestres como o contador de histórias Ciço de Rosinha, marco fundamental de sua formação artística.

 Mestre Fida, Homem Cata-vento, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Pontes, São paulo, SP.

 Mestre Fida, Sem título, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Estação, São paulo, SP.

A marca de seu trabalho está presente nas principais coleções de arte popular do estado de Pernambuco, do Brasil e de diversas partes do mundo. Presença constante todos os anos no Salão de Arte Popular de Pernambuco e na Praça dos Mestres na Fenearte (Feira Internacional de Arte, Recife), o Mestre Fida é considerado um dos principais nomes da genuína arte brasileira contemporânea. Suas obras já fizeram parte de diversas exposições pelo Brasil, dentre elas a Mostra do Redescobrimento, ocorrida em São Paulo no ano 2000 em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Contato com Mestre Fida:
Iumas do Timbó, Quilombo Timbó - Distrito Iratama- Garanhuns, CEP: 52290-000
Fone: (87) 9103-8273

 Mestre Fida, Ex-voto, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Pontes, São paulo, SP.

Mestre Fida, Homens Cata-vento, madeira. Acervo do Museu Théo Brandão, Maceió, AL. FOTO: Joana Vieira.

Mestre Fida, Homens Cata-vento, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Estação, São paulo, SP.

 Mestre Fida, Ex-votos, madeira. Reprodução fotográfica Babel das Artes (www.babeldasartes.com.br)

 Mestre Fida trabalhando. FOTO: Jurandir Lima

Mestre FidaN.S Aparecida, madeira. FOTO: Daniela Nader

Mestre FidaTótem, madeira. FOTO: Daniela Nader

Nenhum comentário:

Postar um comentário